Carregando

Qual a bateria ideal para ônibus?

Qual a bateria ideal para ônibus?

Você sabe qual a importância em saber qual bateria é ideal para ônibus? Nesse artigo falaremos alguns itens que são específicos das baterias utilizadas nos ônibus.


Os motoristas de ônibus sabem muito bem o quão importante é utilizar uma bateria de excelente qualidade, pois ter problema com bateria automotiva em local de difícil acesso para assistência técnica, além de gerar grande transtorno aos passageiros, gera uma alta despesa financeira para resolver esse desconforto.


Essas situações mais complicadas acontecem especialmente nos casos dos ônibus utilizados para fretamento, pois esses circulam por muitos quilômetros e muitas vezes por trajetos desconfortáveis, com muitos buracos ou até mesmo sem asfalto.


Já, nos ônibus utilizados como circulares nas áreas urbanas, eventual problema elétrico, incluindo com baterias automotivas, além de transtorno para o motorista e passageiros, pode gerar uma multa à empresa de transporte, pois esses ônibus têm que cumprir horários nos pontos a serem atendidos na rota, caso isso não ocorra a Prefeitura pode aplicar elevadas punições.
 

Bateria da linha pesada com maior capacidade elétrica

Pode-se dizer que a bateria automotiva é um dos principais componentes dos ônibus, pois ela é responsável por dar partida no motor e acionar todos os acessórios elétricos instalados no veículo, tanto os relacionados com a segurança do veículo e dos passageiros quanto para os itens instalados para conforto como ar condicionado, freegobar, televisão, etc.


Uma das diferenças da bateria para ônibus é o tamanho, pois esses veículos necessitam de baterias da linha pesada, ou seja, maior capacidade elétrica (capacidade nominal e corrente de partida) para comportar a força de partida e os componentes elétricos instalados.


É recomendado sempre olhar no manual do veículo antes de comprar a bateria para ônibus para saber a indicação do fabricante, caso não possua, procure uma auto elétrica ou uma loja especializada em baterias automotivas para indicar a melhor bateria para seu veículo. Isso porque deve ser considerada a quantidade de equipamentos eletrônicos instalados, já que as baterias para ônibus podem ser com capacidade nominal (amperagem) de 150Ah a 225Ah.
 

Bateria com manutenção e bateria sem manutenção (bateria free)

Outra condição diferenciada das baterias para ônibus é a possibilidade de optar por bateria com manutenção e bateria sem manutenção (bateria free). A bateria com manutenção disponibiliza o acesso ao seu interior viabilizando a reposição de água, portanto, se a reposição foi feita periodicamente, a bateria automotiva não deixará de trabalhar por ter secado. Já, a bateria sem manutenção (bateria free), não permite o acesso ao seu interior, por isso não há manutenção de reposição de água a ser feita. Ocorre que ela também tem perda de água, menor que a bateria com manutenção, pois há um respiro nas laterais da tampa e quando seca não tem o que ser feito.

Veja texto sobre dicas de como realizar a manutenção preventiva das baterias automotivas: https://bateriasrozineli.com.br/noticias/2-dicas-de-como-deve-realizar-manutencao-da-bateria-automotiva-c-12

 

Selo Inmetro

É imprescindível que ao comprar uma bateria automotiva seja verificado se contém o selo do Inmetro, pois somente as marcas certificadas por esse órgão podem comercializar as baterias. Isso porque as baterias automotivas certificadas pelo Inmetro devem passam anualmente por testes laboratoriais, comprovando assim que possui as capacidades elétricas informadas no rótulo do produto.
 

Solicite sua bateria !

Solicitar Orçamento Veja onde comprar