Carregando

Cuidados com o veículo parado durante a pandemia

Cuidados com o veículo parado durante a pandemia

Vai ficar com o veículo parado durante a pandemia por mais de 15 dias?

Muitas famílias estão com os seus veículos parados dentro de casa, mas poucas pessoas sabem quais as consequências isso pode causar no veículo. Então veja algumas dicas para evitar maiores danos e prejuízos.

 

Combustível

Poucos sabem que combustível parado no tanque pode causar inúmeros danos ao veículo. Isso porque forma uma substância viscosa que pode obstruir os filtros, injetores e até mesmo carburadores. Se souber que o veículo ficará parado, procure abastecê-lo com gasolina aditivada, pois ela tem um período maior de durabilidade postergando eventual dano que o veículo possa sofrer com o combustível.

Também, deve ser conferido o combustível da partida a frio, pois se a gasolina ficar velha pode ocorrer de entupir os dutos e ficar sem partida quando menos esperar.

 

Verificar mangueiras e correias

Com o veículo sem uso as partes de borracha tendem a ressecar, incluindo as mangueiras e correias. Dependendo da situação em que já se encontram, as mangueiras e correias podem rachar de tão ressecadas que ficam.

 

Pneus

Deve-se atentar também para os pneus, pois se ficarem com a calibragem baixa poderão deformar devido ao peso do veículo. Procure manter a pressão máxima indicada no manual do veículo. Se o veículo ficar parado por mais de 3 meses, o ideal é que ele seja colocado sobre um cavalete.

 

Bateria automotiva

É aconselhado que os terminais das baterias sejam desconectados, pois qualquer consumo que tenha (Exemplo: lâmpada, carregador, rastreamento, relógio, alarme, etc.) descarregará a bateria automotiva.

A bateria automotiva já tem uma auto descarga mesmo que descontada dos polos do veículo, quando instaladas essa descarga aumenta, isso porque pode haver algum componente eletrônico ligado ou eventual fuga de corrente.

 

Óleo

Algumas pessoas pensam que a troca de óleo se dá somente com o alcance da quilometragem do veículo, mas isso é um engano. É importante verificar a data da última troca e conferir no manual do veículo qual o prazo correto para a sua troca, ainda que o veículo não seja utilizado, pois há uma validade do óleo. Também, deve ser lembrado de trocar o fluido antes de deixar o veículo parado.

Outra dica é colocar óleo sem aditivos, quando for voltar a utilizar o veículo pode voltar a utilizar um óleo de sua preferência.

 

Verifique se não deixou nenhum alimento ou pertence dentro do veículo

É de suma importância conferir se não foi esquecido nada dentro do veículo, seja alimento ou pertences. Alimentos esquecidos no interior do veículo estragarão e causarão mau cheiro, podendo inclusive, dependendo do alimento, estragar e/ou manchar estofado e carpete, além de atrair animais e insetos indesejados.

Em veículos que possuem carrocerias, indica-se encerá-la, pois assim dificulta que a sujeira grude na pintura. Inclusive, se possível, o ideal é protege-los do tempo externo (sol e chuva).

 

Aproveite e veja outros cuidados que devem ser tomados com as baterias automotivas para que aumente sua durabilidade e melhore seu desempenho: Cuidados a serem tomados com as baterias automotivas.

 

Solicite sua bateria !

Solicitar Orçamento Veja onde comprar