Carregando

Cuidados a serem tomados com as baterias automotivas

Cuidados a serem tomados com as baterias automotivas

Preparamos nesse artigo algumas dicas para o manuseio correto da bateria automotiva na armazenagem e instalação. Confira!

 

Instalação da bateria automotiva

Antes de instalar a bateria no veículo, leia o Manual do Proprietário do veículo referente aos cuidados e procedimentos específicos para cada aplicação. Ao retirar a bateria usada, desligue todas as cargas possíveis (lanternas, motor, rádio, etc.). A seguir, desconecte primeiro o cabo negativo e depois o cabo positivo. Verifique se não foram deixados objetos no suporte do veículo, como porcas, parafusos, etc.

Coloque a bateria nova no suporte e fixe-a corretamente. Para instalar a bateria conecte primeiro o cabo positivo ao polo positivo da bateria e depois o terminal negativo ao polo negativo, fixando-os firmemente. Evite curto-circuito com ferramentas ou cabos entre o terminal positivo da bateria e a lataria do veículo.

 

Para que a instalação da bateria automotiva seja eficiente, fique atento à alguns detalhes que fazem toda diferença.

  • Instalar apenas baterias em boas condições físicas e plenamente carregadas (maior que 12,4 volts);
  • Aplicar somente o modelo de bateria automotiva recomendado para o veículo;
  • Ao instalar a bateria automotiva, conectar primeiro o terminal positivo e depois o negativo;
  • Verificar se há bom contato entre os terminais dos cabos e os polos da bateria (não colocar graxa ou outro produto diretamente nos polos da bateria);
  • Verificar se os seguintes itens do sistema elétrico do veículo estão em conformidade com as especificações: Motor de Partida, Alternador, Regulador de Voltagem e Fuga de Corrente.

 

Armazenagem de baterias automotivas

Confira algumas dicas para que a armazenagem de baterias automotivas seja feita corretamente, sem apresentar riscos.

As baterias automotivas devem ser armazenadas sobre estrados de madeira ou plásticos para evitar danos na sua caixa, na posição horizontal (nunca inclinada ou deitada). Deve permanecer em lugar seco, sem incidência de raios solares e temperatura entre 10°C e 35°C.

Para melhor conservação da bateria, siga o procedimento chamado FIFO (First in First out), ou seja, a primeira bateria a entrar no estoque deverá ser também a primeira bateria a sair.

 

Empilhamento de baterias automotivas

O empilhamento máximo das baterias automotivas permitido deve ser:

Baterias para veículos da linha leve (até 90 Ah): 5 baterias

Baterias para veículos da linha pesada (acima de 90 Ah – bateria para caminhão, bateria para ônibus, bateria para máquina agrícola e bateria para van): 3 baterias

 

Verifique as condições de carga periodicamente, medindo a tensão das baterias em estoque, principalmente as de baixa rotatividade. As baterias com tensão menor que 12,4 volts devem ser recarregadas.

Solicite sua bateria !

Solicitar Orçamento Veja onde comprar