Carregando

Saiba quais são os componentes da bateria automotiva

Saiba quais são os componentes da bateria automotiva

As baterias automotivas são compostas por importantes componentes. Vale lembrar que a qualidade de cada um deles influencia no desempenho e durabilidade da bateria. Veja quais são:

 

Caixa

A caixa de uma bateria é composta por vasos e tem função de acomodar os blocos formados pelas placas. Normalmente uma bateria automotiva é constituída por 6 vasos/elementos e cada um apresenta 2,1 volts, que ligados em série totalizam 12,6 volts (no caso da bateria totalmente carregada).

 

Tampa

A tampa da bateria automotiva tem a função de manter os vasos selados, impedindo a saída de eletrólito do interior da bateria para o ambiente externo ou a entrada de substâncias estranhas. As tampas podem ser ainda de dois tipos: convencionais (com manutenção) ou seladas (livre de manutenção).

 

Elementos (blocos de placas)

Os elementos são formados pelo conjunto de placas positivas, negativas e separadores que interligados por conexões fica armazenado dentro dos vasos da bateria. A composição de cada bloco produz 2,1 volts em circuito aberto e com plena carga, portanto, numa bateria de 6 vasos estes blocos totalizam em média 12,6 volts.

 

Grade

As grades são feitas de liga de chumbo e possuem a função de condução elétrica na bateria automotiva e suporte da massa ativa. Na sua fabricação a grade recebe adição de cálcio e prata em quantidades que realmente melhoram o rendimento elétrico, a resistência às altas temperaturas do veículo e à corrosão, promovendo menor taxa de auto-descarga e perda d´água favorecendo a durabilidade da bateria automotiva.

 

Massa ativa

A massa é o material ativo responsável por armazenar a energia na bateria automotiva. Quanto maior a quantidade de massa, maior a quantidade de energia que a bateria pode armazenar. O material ativo da placa positiva é o dióxido de chumbo (PbO2), e da placa negativa é o chumbo puro esponjoso (Pb).

 

Placa

Chama-se placa o conjunto da grade mais a massa ativa. As placas positivas e negativas têm composições diferentes e estão intercaladas no elemento/bloco, separadas através de um material isolante denominado “separador”.

 

Separadores

Os separadores têm a função de isolar as placas positivas das negativas, impedindo o curto-circuito através do contato entre elas.

 

Conexões

As conexões são responsáveis por interligar as placas de mesma polaridade dentro de um mesmo bloco e de interligar cada bloco com seu subsequente, em série, formando as baterias automotivas de 12 volts.

 

Polos

Os polos das baterias automotivas são responsáveis pela entrada e saída da energia acumulada na bateria, através da carga e descarga. Os polos são de extrema importância, já que fazem o contato final da bateria com o sistema elétrico do veículo.

 

Eletrólito e solução

O eletrólito é uma solução de ácido sulfúrico com densidade que varia conforme a sua aplicação.

 

Gostou desse artigo? Não esqueça de compartilhar nas suas mídias sociais e enviar pelo WhatsApp!

Solicite sua bateria !

Solicitar Orçamento Veja onde comprar