Carregando

Riscos causados pelo mau manuseio das baterias automotivas

Riscos causados pelo mau manuseio das baterias automotivas

Você sabe os riscos que as baterias automotivas podem causar ao serem manuseadas da forma incorreta? Preparamos esse artigo para te ajudar!

 

Ações de emergência

Caso algum elemento da bateria automotiva tenha entrado em contato com a pele ou olhos, lave imediatamente a área afetada com água corrente;

Em caso de ingestão, não provocar vômitos, não fazer neutralização, não administrar líquidos via oral. Enxaguar ou lavar a boca com água ou soro fisiológico;

Em caso de derramamento de eletrólito (ácido sulfúrico), isole a área e neutralize com uma solução de bicarbonato de sódio 10% (1 litro de água + 100g de bicarbonato).

É importante lembrar que em todos os casos a pessoa afetada deve procurar atendimento médico para assegurar-se de que não há nada mais grave.

 

Risco de curto-circuito

Os terminais da bateria automotiva podem sofrer curto-circuito provocado por faíscas de objetos de metal ou cabos conectores. Para evitar essa ocorrência tome os seguintes cuidados:

Nunca coloque ferramentas sem estarem devidamente isoladas sobre a bateria automotiva;

Na recarga, nunca conecte o terminal positivo ao polo negativo;

Certifique-se de que o carregador esteja desligado para conectar ou desconectar a bateria;

Certifique-se de conectar o cabo positivo do carregador ao polo positivo da bateria, e o cabo negativo ao polo negativo, respectivamente.

 

Gases explosivos

O gás (hidrogênio) liberado pela bateria automotiva quando está em recarga é explosivo. Cigarros, chamas e faíscas próximas à bateria podem causar explosão.

É indispensável que ao manusear a bateria, proteja os olhos e a face. Utilize óculos de segurança. Sempre efetue a recarga das baterias automotivas em local bem ventilado.

 

Algumas outras dicas podem ser fundamentais para o manuseio correto e seguro das baterias automotivas.

  • O ácido sulfúrico é um líquido corrosivo que pode causar queimaduras ou irritações na pele e nos olhos, podendo também danificar roupas;
  • Sempre empilhe as baterias de forma correta para evitar quedas;
  • Use óculos de segurança ao manusear baterias;
  • Lave sempre as mãos após manusear baterias.

 

Gostou das dicas? Compartilhe esse artigo com seus amigos e mantenha todos bem informados.

Solicite sua bateria !

Solicitar Orçamento Veja onde comprar