Carregando

O que deve ser verificado na revisão elétrica?

O que deve ser verificado na revisão elétrica?

Todo veículo deve passar por revisão elétrica periodicamente, pois assim evita que o caminhão ou ônibus dê problemas durante seu trajeto causando transtorno e, na maioria das vezes, prejuízo.

Nesse artigo vamos demonstrar o que deve ser revisado da parte elétrica do seu caminhão ou seu ônibus para que ele possa funcionar da forma adequada.

 

Revisões da parte elétrica

 

Bateria automotiva da linha pesada

A bateria automotiva é o principal componente elétrico do veículo, pois ela quem alimenta todo o sistema elétrico.
No caso da bateria automotiva da linha pesada é aconselhado que seja feita manutenção preventiva a cada 10.000km rodados ou 2 meses, o que ocorrer primeiro. Assim, caso haja algum problema no alternador em que esse esteja carregando demais, poderá ser notado na bateria, pois ela secará mais rapidamente.
Importante também que todas as ligações elétricas do caminhão ou ônibus estejam em 24 volts (no caso dos caminhões que usam 2 baterias), caso contrário há necessidade de também fazer a inversão mensal das baterias para que prolongue sua vida útil.
Se já estiver no momento de fazer a troca da bateria, seja por ter ocorrido algum defeito, seja por ter decorrido o prazo de vida útil dela, indica-se comprar uma bateria de alta qualidade, sendo assim, invista em uma bateria ROZINELI!

 

Alternador

O alternador é o componente do sistema elétrico do caminhão e do ônibus responsável por manter o sistema elétrico do veículo, ou seja, quando o veículo está ligado, o alternador quem os mantém ligados.
Outra função muito importante do alternador é manter a carga da bateria automotiva completa, pois sem o alternador os componentes eletrônicos do veículo consumiriam a energia acumulada somente da bateria, o que não seria suficiente.
Diante disso, quando sentir que seu caminhão ou ônibus está com dificuldade na partida do motor, variações elétricas em algum componente do veículo, procure imediatamente uma auto elétrica ou uma oficina especializada.
 

Luzes de sinalização

Durante a revisão elétrica do veículo devem ser verificadas todas as luzes de posição e as lâmpadas das setas para evitar acidentes.
Aconselha-se que as lâmpadas sejam trocadas anualmente para evitar que queime justamente em um momento em que ela é imprescindível, em especial os veículos da linha pesada que viajam por estradas onde não se encontra facilmente assistência técnica.
 

Lâmpadas de iluminação

O sistema de iluminação do veículo da linha pesada é muito importante para que o motorista possa transitar tranquilamente pelas rodovias, principalmente naquelas em que há pouca ou nenhuma sinalização.
Precisam ser verificadas as lâmpadas dos faróis e das lanternas, pois sem elas dificulta a visualização durante a viagem podendo causar sérios acidentes de trânsito.
No caso das lâmpadas de iluminação, é aconselhado que seja feita a troca a cada 2 anos, isso com base no prazo de durabilidade que essas lâmpadas possuem devido à legislação que regulamenta o segmento.

 

Vidros e travas elétricas

Os vidros e travas elétricas, além de servirem para conforto, servem como segurança para o motorista, por isso merecem atenção especial quando for fazer revisão elétrica.
A instalação incorreta desses itens pode prejudicar a bateria automotiva, diminuindo a vida útil dela.

 

Gostou desse artigo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!
 

Solicite sua bateria !

Solicitar Orçamento Veja onde comprar