Carregando

Descarte correto para baterias automotivas

Descarte correto para baterias automotivas

Você sabe o porquê é tão importante o descarte das baterias automotivas da forma correta? Leia esse artigo para saber mais sobre os riscos que podem ser causados ao meio ambiente os descartes incorretos das sucatas de baterias.

 

4 danos que uma bateria automotiva pode causar quando descartada de forma incorreta

A bateria automotiva possui componentes tóxicos à saúde e ao meio ambiente, pois são compostas por chumbo e ácido sulfúrico.

 

Dano ao solo

Caso a bateria seja descartada no solo, poderão contaminar animais e pessoas que tenham acesso ao local, além de prejudicar a terra para o plantio.

Prejudica o ar

Quando a bateria automotiva é descartada em qualquer local, as pessoas poderão aspirar o chumbo caso tenham contato com ela, em especial por desconhecerem o risco que a bateria apresenta.

Danos à saúde

A bateria automotiva quando descartada de forma incorreta, pode causar disfunções no sistema nervoso, no sistema digestivo, problemas circulatórios, ósseos, dentre outros. Essas ocorrências se dão pela via oral e pela via respiratória.

Contaminação da água

Quando o descarte é feito próximo a rios ou lagos, há o risco de haver contaminação da água. Dessa forma poderá prejudicar a vida dos animais e plantas aquáticas, bem como não poderá mais utilizar dessa água para consumo.

 

Formas corretas de descarte da bateria automotiva

Antes de fazer o descarte das baterias automotivas, tome os devidos cuidados para que elas não estejam com vazamento, bem como estejam armazenadas sem estarem misturadas com outros tipos de materiais.

Uma das formas de descarte da bateria automotiva são os postos de recolhimento.

Como as baterias automotivas não podem ser misturadas com outros materiais devido aos seus componentes tóxicos, o destino para descarte deve ser com empresas aptas a dar a devida destinação a fim de que sejam recicladas.

A Baterias Rozineli é um dos postos de recolhimento de baterias automotivas inservíveis, pois possui as devidas licenças ambientais para encaminhamento à empresa recicladora autorizada. Esse procedimento de recolhimento da sucata e destinação para reciclagem é chamado de logística reversa.

A logística reversa garante de que os componentes tóxicos das baterias automotivas não sejam descartados em lugares que possam prejudicar o meio ambiente, mais ainda, permite que os materiais recuperados/reciclados possam ser utilizados na produção de novos bens de consumo.

Importante esclarecer que a Baterias Rozineli realiza o procedimento adequado de descarte de baterias automotivas de forma gratuita, seguindo a legislação ambiental vigente.

Importante esclarecer que a Resolução CONAMA nº 401 de 2008 determina que todo fabricante no Brasil deve receber as baterias comercializadas por ele que estejam energeticamente esgotadas.

Contudo, não é obrigatoriedade do fabricante se deslocar para coletar as baterias no cliente.

Leia mais sobre esse assunto acessando: http://bateriasrozineli.com.br/noticias/compromisso-com-o-meio-ambiente-c-2

Solicite sua bateria !

Solicitar Orçamento Veja onde comprar