Carregando

Cuidados com a bateria para van

Cuidados com a bateria para van

Se os problemas ocorridos com as baterias de carro já causam grandes transtornos, já imaginou quando se trata de van? Isso porque em sua grande maioria, se transporta pessoas para o trabalho, para a escola, para passeios, etc. 

Por esse e outros motivos deve-se ter mais atenção e maior cuidado com as baterias para van.

Nesse artigo veja algumas dicas para evitar problemas com a bateria para van.

 

Como funciona a bateria para van

A bateria automotiva é uma reserva de eletricidade, de energia acumulada, alimentada pelo alternador, que é responsável em manter todo sistema elétrico do veículo. Sua função é propiciar a partida do veículo.
A bateria possui 06 vasos com 2 volts cada, totalizando 12 volts. 
Para entendermos melhor o processo de funcionamento de uma bateria, resume-se em:

  • As placas são responsáveis por acumular energia elétrica e proporcionar a amperagem da bateria. Uma positiva e outra negativa para gerar a eletricidade, ou seja, a energia que é necessária para a partida do veículo e manter o equipamento em atividade.
  • O separador tem a função de isolar a placa positiva, da negativa.
  • A solução ou eletrólito é o responsável pela condutividade elétrica, transformando energia química em elétrica, conduzindo essa corrente elétrica de um vaso para o outro.

Como a bateria para van parada sofre consumo de energia, é imprescindível ficar atento com a carga da bateria automotiva, pois se ficar por determinado tempo em meia carga ou descarregada a bateria sulfata causando defeito e deixando de funcionar.

A melhor forma para diminuir a descarga da bateria é desconectar o cabo do terminal da bateria da van. Para isso, primeiramente o cabo do polo negativo deve ser desconectado e, posteriormente, o cabo do polo positivo. Na hora de reinstala-los deve ser colocado o cabo positivo antes.

Se não for possível desconectar os cabos, seja para não desligar o rastreamento ou por qualquer outro motivo, é importante que seja acompanhada a voltagem da bateria para van para que não fique sem partida bem no momento em que mais precisar do veículo. Nesses casos, a descarga acaba sendo mais rápida, pois acaba tendo consumo do rastreamento, de lâmpadas que possam ter ficado ligadas, eventual fuga de corrente, etc.

Quando a van voltar a trabalhar, é importante conferir se a carga da bateria está completa, pois o alternador não terá capacidade para recarrega-la por completo, mas tão somente manter sua carga. O correto nesses casos é retirar a bateria do veículo e colocar a bateria da van em um carregador de baterias acompanhando até que a voltagem chegue em 15,5.

Para saber se a bateria para van está no fim da sua vida útil, deve ser observado se:

  • Na hora de girar a chave no contato, a partida fica pesada/lenta;
  • O olho mágico (indicador de carga na parte superior da bateria) estiver preto e não verde, provavelmente a bateria para van estará descarregada ou no final da sua vida útil.

Havendo quaisquer desses indícios na sua bateria para van, o correto é procurar um especialista em baterias automotivas ou uma auto elétrica de confiança.

Solicite sua bateria !

Solicitar Orçamento Veja onde comprar