Carregando

Dicas para a bateria do caminhão durar mais

Dicas para a bateria do caminhão durar mais

A vida útil da bateria automotiva depende muito da forma de uso do veículo pelo motorista. Em especial, a bateria para caminhão, ou seja, a bateria da linha pesada, pode durar mais ou menos tempo dependendo da forma como é utilizada no decorrer dos meses de uso. Sem dúvidas o tratamento dado à bateria pesada é o que determinará seu tempo de durabilidade e seu bom funcionamento enquanto utilizada.


Muitos motoristas pensam que cuidar da bateria pesada dá muito trabalho, mas na prática não é assim, inclusive, o inconveniente e custo de ficar sem bateria em lugares distantes e sem estrutura para atendimento adequado é muito maior o incômodo. Além disso, algumas empresas não aceitam o atendimento de troca de bateria da linha pesada ou transferência de carga durante a carga e descarga do caminhão, gerando um alto custo com a utilização de guincho.

Os cuidados básicos dados à bateria da linha pesada aumentará seu aproveitamento elétrico, conforme dicas que serão dadas nesse artigo.

 

Conferir a voltagem da bateria

A bateria para caminhão deve estar com a voltagem completa, ou seja, em plena carga durante toda sua vida útil. A voltagem deve ser acompanhada com um multímetro ou voltímetro e deve estar em pelo menos 12,5v. No caso de caminhão que possua duas baterias (24 volts), devem ser medidas ambas baterias individualmente. Importante também, nos caminhões 24 volts, não deixar nenhum componente eletrônico ligado somente em uma bateria (12 volts), pois ambas as baterias serão prejudicadas, cada uma de uma forma.

 

Ligar o caminhão com os equipamentos eletrônicos desligado

Para que a partida do caminhão seja mais suave, o ideal é que sejam desligados todos os componentes eletrônicos, assim não forçará a bateria da linha pesada além do necessário para o funcionamento do veículo.

 

Quando o caminhão não for utilizado por algum tempo, desconectar a bateria

No caso de o veículo não ser utilizado por alguns dias, desconecte os terminais dos polos da bateria do caminhão ou ao menos desligue a chave geral do caminhão, pois como se sabe, os equipamentos eletrônicos, ainda que desligados, continuam puxando um pouco de corrente da bateria da linha pesada.

 

Acessórios instalados no caminhão


Além dos componentes eletrônicos já existentes no caminhão vindo de fábrica, muitos motoristas instalam outros acessórios, a fim de terem mais conforto durante a árdua jornada de trabalho. Ocorre que quanto mais instalação tiver no caminhão, mais consumo de energia terá da bateria da linha pesada, em especial quando o veículo estiver desligado, pois assim descarrega a bateria. Também, é importante verificar a qualidade do acessório a ser instalado.

 

Faça revisões periódicas

É muito importante, para o bom funcionamento da bateria para caminhão, checar o funcionamento dos equipamentos eletrônicos. Periodicamente deve ser conferido se os equipamentos estão devidamente conectados à bateria, pois qualquer mau contato pode acarretar na descarga da bateria da linha pesada. O alternador também deve ser verificado, pois ele quem mantém a carga da bateria, bem como alimenta todos os componentes eletrônicos instalados no veículo.

 

Gostou das dicas? Não esqueça de compartilhar essa notícia em suas mídias sociais e WhatsApp! 

Solicite sua bateria !

Solicitar Orçamento Veja onde comprar